A Humbi Farm é uma fazenda ecológica de 15 hectares. Nasceu de uma necessidade básica: a auto-sustentabilidade da Khanimambo, e faz parte da evolução natural do nosso projeto de cooperação para o desenvolvimento, um projeto de proximidade e colaborativo. Após treze anos de estabilidade com o Projeto Centro Munti, a Fundação encontrou o caminho para continuar contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento económico e social da região.

Partimos do trabalho da Fundação no domínio da restauração da nutrição. A grande maioria dos atuais beneficiários entrou com quadro de desnutrição e graças ao trabalho realizado no Programa de Nutrição do Centro Munti, quase todos superaram esta condição.

Buscamos a sustentabilidade para dar continuidade ao trabalho de recuperação nutricional, ampliá-la e transformá-la em alimento acessível para toda a população à volta.
Tendo em consideração que o grande potencial das famílias Khanimambo está na agricultura, porque não produzirmos a nossa própria comida?

A fazenda abastecerá o Centro Nutricional do Centro Munti, gerando novas oportunidades de formação, emprego e crescimento social.

Entre os nossos objetivos encontram-se:

• Sustentabilidade para a Khanimambo: auto-consumo e rentabilidade.
  • Tornar-se um exemplo de produção BIO a partir da inovação das técnicas de uso dos recursos naturais: na produção, na construção e na escola.
  • Formar e gerar trabalho com uma visão criativa do uso dos recursos naturais.
  • Reconhecimento do nosso trabalho pela qualidade, impacto social e empresarial.

A Humbi, assim como a Khanimambo, estão localizadas no pulmão da comunidade vizinha dos bairros Macawuiene e Praia. Os beneficiários são a comunidade, que terá acesso ao consumo de hortaliças orgânicas, encontrarão mais variedade de produtos do que aqueles que normalmente se consomem em casa e saberão que com a sua compra participam no bem-estar de seus filhos. A compra de sobras e produtos manufaturados terá a sua presença no mercado local com o seu enorme valor saudável, ético e solidário.

SIGUE-NOS NO INSTAGRAM

PERMACULTURA

A permacultura integra diferentes competências e disciplinas relacionadas com a agricultura, concepção e interação que nos permite projetar estilos de vida sustentáveis ​​para o tempo em que nos encontramos. Na Humbi Farm, queremos aprender com a sabedoria das mães Khanimambo e com a experiência acumulada em séculos de agricultura de subsistência, atraindo conhecimento internacional para implementar novos processos de cultivo e cuidados com a terra.

Somos guiados por três princípios:

• Cuidar da Terra: Se não cuidarmos da Terra, é impossível sobrevivermos. No nosso terreno as terras estarão em boas mãos, a biodiversidade será respeitada e preservada, enquanto criamos novos habitats.
  • Cuidar das pessoas: Graças à permacultura cobriremos as necessidades básicas das pessoas envolvidas no projeto. Necessidades de alimentos e água, bem como económicas, emocionais, sociais e intelectuais.
  • Repartição justa: Promoção da igualdade, da justiça e abundância para todos, tanto no presente quanto no futuro. A produção pertence a todas as pessoas envolvidas no projeto. O primeiro beneficiário é o centro nutricional da Khanimambo e, portanto, os afilhados Khanimambo. Já o excedente será utilizado para suprir as necessidades dos trabalhadores e para comercialização com vista à obtenção de novas receitas para as Bolsas Xipfundo canalizadas ao ensino superior. Dessa forma geramos um sistema circular onde os benefícios revertem sempre para as famílias da comunidade.

“A essência da permacultura é de origem ancestral (é inspirada por civilizações que sobreviveram por milénios). Em vez disso, a própria permacultura é uma integração de inúmeras competências e disciplinas, reunidas para projetar estilos de vida sustentáveis no século 21.”

Ian Lillington

SIGUE-NOS NO INSTAGRAM

BIOCONSTRUÇÃO

Além do projeto agrícola, a Humbi Farm contará com uma série de estruturas para abrigar e acomodar os trabalhadores e voluntários que nos visitam, tanto na fazenda quanto na Fundação Khanimambo. Nestes espaços também ocorrerão oficinas relacionadas com a arte e produção a partir dos produtos que iremos obter na quinta.

Estas estruturas serão construídas com técnicas de Bioconstrução, mais uma forma de promover o desenvolvimento sustentável com o meio ambiente e a economia familiar, pois pretendemos que a partir de agora, este modelo inspire a comunidade. Usaremos apenas materiais locais, reduzindo muito os custos e o impacto ambiental que geralmente está associado à construção com blocos de cimento tradicionais.

Sustentabilidade e inovação são os dois conceitos-chave da Fazenda Humbi.