Humbi Farm é uma fazenda ecologica de 15 hectares. Nasceu de uma necessidade primária: a autossustentabilidade de Khanimambo, e faz parte da evolução natural do nosso projeto de cooperação para o desenvolvimento, um projeto próximo e colaborativo. Após treze anos de estabilidade com o Projeto Centro Munti, a Fundação encontrou o caminho para continuar contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social da região.

Partimos do trabalho da Fundação no domínio da nutrição restauradora. A grande maioria dos atuais beneficiários entrou com quadro de desnutrição e graças ao trabalho realizado no Programa de Nutrição do Centro Munti, quase todos superaram esta condição. Buscamos a sustentabilidade para dar continuidade ao trabalho de recuperação nutricional, ampliá-la e transformá-la em alimento acessível para toda a população do entorno.

Por que não produzimos nossa própria comida? Levando em consideração que o grande potencial das famílias Khanimambo é a agricultura.

A fazenda abastecerá o Centro Nutricional do Centro Munti, gerando novas oportunidades de formação, emprego e crescimento social.

Entre nossos objetivos estão:

• Sustentabilidade para Khanimambo: autoconsumo e renda.
  • Tornar-se um exemplo de BIO a partir da inovação das técnicas de uso dos recursos naturais: na produção, na construção e na escola.
  • Formar e gerar trabalho com uma visão criativa do uso dos recursos naturais.
  • Reconhecimento pela qualidade e impacto social e empresarial do nosso trabalho.

A Humbi, assim como o Khanimambo, está localizado no pulmão da comunidade de vizinhos dos bairros Macawuiene e Praia. Os beneficiários são a comunidade que terá acesso ao consumo de hortaliças orgânicas, encontrarão mais variedade do produto que normalmente se consome em casa e saberão que participam com sua compra no bem-estar de seus filhos. A compra de sobras e produtos manufaturados terá uma presença no mercado local de enorme valor saudável, ético e solidário.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

PERMACULTURA

A permacultura integra diferentes habilidades e disciplinas relacionadas à agricultura, desenho e relacionamentos que nos permitem projetar estilos de vida sustentáveis ​​para o tempo em que nos encontramos. Na Humbi Farm, queremos aprender com a sabedoria das mães Khanimambo e com a experiência acumulada por séculos de agricultura de subsistência, atraindo conhecimento internacional para implementar novos processos de cultivo e cuidado com a terra.

Três princípios nos guiam:

• Cuidando da Terra: Se não cuidarmos da Terra, é impossível sobrevivermos. No nosso terreno as terras estarão em boas mãos, a biodiversidade será respeitada e preservada, enquanto criamos novos habitats.
  • Cuidando das pessoas: Graças à permacultura cobriremos as necessidades básicas das pessoas envolvidas no projeto. Necessidades de alimentos e água, bem como econômicas, emocionais, sociais e intelectuais.
  • Repartimento justo: Promover igualdade, justiça e abundância para todos, tanto no presente quanto no futuro. A produção pertence a todas as pessoas envolvidas no projeto. O primeiro beneficiário é o centro nutricional da Khanimambo e, portanto, os afilhados Khanimambo. Já o excedente será utilizado para suprir as necessidades dos trabalhadores e para comercialização na obtenção de novas receitas para as Bolsas Xipfundo para o ensino superior. Dessa forma, geramos um sistema circular onde os benefícios sempre revertem para as famílias da comunidade.

“A essência da permacultura é de origem ancestral (é inspirada por civilizações que sobreviveram por milênios). Em vez disso, a própria permacultura é uma integração de inúmeras habilidades e disciplinas reunidas para projetar estilos de vida sustentáveis ​​para o século 21.”

Ian Lillington

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

BIOCONSTRUÇÃO

Além do projeto agrícola, a Humbi Farm contará com uma série de estruturas para abrigar e acomodar os trabalhadores e voluntários que nos visitam tanto na fazenda quanto na Fundação Khanimambo. Nestes espaços também ocorrerão oficinas relacionadas com arte e produção a partir dos produtos que iremos obter da quinta.

Estas estruturas serão construídas com técnicas de Bioconstrução, mais uma forma de promover o desenvolvimento sustentável com o meio ambiente e a economia familiar, pois pretendemos que este modelo inspire a comunidade a partir de agora. Usaremos apenas materiais locais, reduzindo muito os custos e o impacto ambiental que geralmente está associado à construção com blocos de cimento tradicionais.

Sustentabilidade e inovação são os dois conceitos-chave da Fazenda Humbi.