A COMUNIDADE

A Fundação Khanimambo também oferece apoio às famílias das crianças que frequentam o Centro Munti, respondendo a diferentes necessidades que identificamos ao longo dos anos.

A Fundação Khanimambo também oferece apoio às famílias das crianças que atendemos no Centro Munti. Respondemos assim a diferentes necessidades que identificamos ao longo dos anos e após uma estreita convivência com a comunidade.

O apoio que oferecemos aos nossos afilhados e a visão da mudança que procuramos gerar nas suas vidas, tem procurado desde o início o envolvimento dos pais. Só então é possível que a mudança seja real. É essencial trabalhar com as famílias para garantir que suas vidas melhorem como um todo.

O Programa Comunidade busca responder às necessidades específicas dos adultos, proporcionando oportunidades que eles não tiveram e que, no entanto, seus filhos agora desfrutam graças a Khanimambo. Hoje, as iniciativas de adultos estão focadas em apoiar as mulheres a se tornarem financeiramente independentes e em preencher as enormes lacunas gerais de alfabetização

famílias
mães
pais
avós

A Comunidade

O Projeto Utimahela

Utimahela significa independência pessoal em changana e é um projeto que nasceu para ajudar as mães de Khanimambo a serem financeiramente independentes.

É um sistema de empréstimo ou microcrédito que oferecemos às mulheres que desejam iniciar o seu próprio negócio. É uma forma de incentivá-las a realizar projetos pessoais que sem essa ajuda não seriam capazes de realizar.

Em Moçambique é muito comum que as mulheres se dediquem ao cuidado do lar e da família, dependendo totalmente do salário do marido. Na Khanimambo, trabalhamos para quebrar essa dinâmica de gênero, motivando as meninas a estudar e ter uma profissão que lhes permite ser autônomas e alcançar o melhor futuro possível.

Uma característica fundamental de Utimahela e onde reside grande parte do sucesso do projeto, é que são as mães que procuram a Fundação pedindo esta ajuda. Elas decidem quando chega sua hora e se sentem prontas para fazer essa mudança em suas vidas. De Khanimambo nós as acompanhamos para que possam fazer isso.

Alfabetização de Adultos

Segundo dados publicados pela UNESCO, Moçambique tem uma taxa de alfabetização de apenas 60,66%, sendo a alfabetização masculina 72,6% contra 50,3% feminina. Esta é uma taxa muito baixa e está confirmada entre os pais e mães das crianças Khanimambo.

Identificada essa grande deficiência, decidimos promover o Projeto de Alfabetização de Adultos. Nomeamos uma pessoa da equipe, o Tio Rildo, como responsável por essas salas de aula das quais já participaram 26 pessoas.

Dentro do Projeto de Alfabetização de Adultos, nasceu a Iniciativa do Glossário. Aqui, o vocabulário e a ortografia são reforçados com os membros da equipe da Fundação Khanimambo, que também apresentam algumas deficiências a esse respeito.