NUTRIÇÃO

O menu semanal é feito por um médico nutricionista e baseia-se nas necessidades nutricionais específicas da criança, tais como ingestão de calorias, porções de proteína e hidratos de carbono, e as necessidades essenciais de vitaminas e minerais para o crescimento saudável e equilibrado das crianças de acordo com suas diferentes idades.

A fim de ajudar a consolidar os sistemas de produção locais, incentivamos o consumo máximo de matérias-primas locais. No âmbito da nossa visão global de trabalhar com toda a comunidade e com especial dedicação a dar poder às mulheres, a concepção da ementa tendo em conta o ciclo e a produção local de legumes, que são maioritariamente cultivados nas suas hortas pelas mães das crianças. Desta forma promovemos o desenvolvimento integral e sustentável da comunidade envolvendo os diferentes agentes no nosso projeto numa perspetiva de género.

O Centro Nutricional realiza também formação sobre alimentação, nutrição materna infantil e segurança alimentar especialmente dirigida às mães. Refira-se que as quatro cozinheiras que trabalham na Fundação, a Celina, a Atalia, a Hortênsia e a Guida são mães de crianças que cuidamos na Khanimambo. Temos também um grupo de 14 voluntários, crianças e adolescentes da Khanimambo que colaboram e contribuem para a organização da sala de almoço.

é o número de refeições que servimos por ano
é o índice de desnutrição infantil em Moçambique
pessoas que comem no Centro Nutricional todos os dias
do orçamento vai para o Programa de Nutrição

O Centro Nutricional

O Pão e a Sopa Mágica

A Sopa Mágica é um suplemento calórico para as crianças que têm sintomas de desnutrição ou que foram diagnosticadas com desnutrição crónica. A sopa de legumes mágicos tem um ingrediente muito especial. O amendoim, que servimos na sopa em doses de 50g por pessoa, fornece uma elevada quantidade de calorias que permite que estas crianças ganhem peso e afrontem os dias com muito mais energia.

O mano Pércio, o mano Júlio e o mano Carlos fazem o famoso pão da Khanimambo. Acendem o forno todos os dias às quatro da manhã para que o pão seja servido na hora do pequeno-almoço. O aroma do pão fresco faz parte do encanto do Centro Munti e tanto as crianças como a equipa adoram começar o dia tomando o pequeno-almoço. Também não há nenhum voluntário que resista a esta deliciosa iguaria!