Um novo capítulo na Fundação Khanimambo

Sob os raios do sol, a fundação transformou uma promessa de energia renovável e sustentabilidade em realidade, com a instalação de painéis solares no Centro Munti e na Humbi Farm.

O processo para alcançar essa promessa foi marcado pela dedicação e inovação. E, claro, pela chegada dos painéis solares com o contêiner, que simbolizou não apenas um avanço tecnológico, mas também um profundo compromisso com o futuro ecológico e econômico da organização.

Moçambique, um país rico em recursos naturais, enfrenta um paradoxo energético. Embora possua grandes reservas de carvão e gás natural, a infraestrutura para distribuir energia de maneira eficaz e acessível é deficiente. Muitos lugares, especialmente nas áreas rurais, sofrem cortes de energia frequentes e altos custos, o que torna a eletricidade um luxo inacessível para muitos. A Fundação Khanimambo não estava imune a esses desafios. Com altos custos de energia elétrica e um fornecimento instável, a necessidade de uma solução sustentável e confiável tornou-se evidente.

Graças ao avanço do material por parte da Fundação Eki, ao trabalho e acompanhamento da engenheira desta fundação, María Céniga, e aos jovens que participaram para montar os painéis e aprender, a instalação dos painéis solares na Fundação Khanimambo foi uma atividade cuidadosamente planejada e executada. Cada painel instalado representa um passo em direção à independência energética e à sustentabilidade.

O impacto da instalação dos painéis solares tem sido imediato e determinante. Com uma fonte de energia confiável, a Fundação Khanimambo consegue reduzir significativamente seus custos operacionais. Melhor ainda na Humbi Farm, onde ainda não havia chegado a eletricidade da companhia elétrica. O dinheiro economizado é redirecionado imediatamente para programas educativos, nutricionais e de saúde, beneficiando diretamente as crianças e suas famílias. Além disso, a energia solar garante que os programas possam continuar sem interrupções, mesmo durante os frequentes cortes de energia que afetam a região.

A transição para a energia solar também trouxe um senso de orgulho e responsabilidade ambiental para a comunidade. Este ato simboliza a esperança e a resiliência, demonstrando que, com o uso inteligente dos recursos naturais, é possível construir uma comunidade mais forte, autossuficiente e ambientalmente consciente.

Agradecemos profundamente a todos que já colaboraram e que colaborarão de algum modo com a instalação desses painéis para poder aproveitar a força da energia solar em Xai-Xai. Com menção especial à TXT que nos ajudou muito com o envio dos painéis e outros materiais para Moçambique.

Obrigado. Khanimambo.