Helton realiza voluntariado nacional em Ndlabela, província de Maputo

Muitos o conhecem por este este vídeo. Choveu muito desde então, e Helton está prestes a terminar a licenciatura de Relações Internacionais na Universidade.

Para continuar a aprender e ter prática no campo, o Helton começou agora a trabalhar como voluntário num centro dedicado ao cuidado e à conscientização sobre a questão do albinismo. Este centro é financiado pelos nossos amigos da África Directo,

uma organização focada no desenvolvimento comunitário com projetos em todo o continente africano.

Falámos com o Helton pelo telefone: “Esta é a minha contribuição, faço praticamente tudo: cozinho, limpo, entrego material de protecção solar, hidratantes, batons… Ando muito pelas ruas dos bairros de Maputo” E também acompanha crianças albinas para o hospital para que um dermatologista verifique quaisquer feridas na pele. “O que mais gosto é conviver com todas essas pessoas com necessidades especiais, principalmente os portadores de VIH e albinos. Mostro os vídeos da Khanimambo e ficam de queixo caído”, diz Helton.

Maputo, a grande cidade

Viver em Maputo é por si só um grande desafio, porque não tem nada a ver com a vida na Praia de Xai-Xai. o Helton comenta que tudo ali é novo para ele e que está a fazer novos amigos que valoriza muito. Diante da agitação da grande cidade , ele diz que é melhor focar na rotina de trabalho e que está a aprender muito com humildade, paixão, respeito e amor. E que agora, ele está a perceber como é útil tudo o que aprendeu nesses anos na Khanimambo e no Centro Munti.

“Estou muito grato por esta oportunidade e pela confiança que a África Directo deposita em mim como voluntário nacional. Espero poder agregar ao projeto e aprender tudo o que puder com esta experiência”, Helton encerra a ligação com um tom de voz emocionado