Esta semana recebemos no Centro Munti a Rocío e a Bea, duas madrinhas da Khanimambo.

Gostaríamos de destacar a relação tão especial da Rocío com a Khanimambo, que guarda uma das histórias de que mais gostamos e que fazem com que a Khanimambo seja algo mágico em todos os sentidos. Uma história que para ela começou num Congresso “Lo Que de Verdad Importa” no qual Alexia participou como oradora. Embora a história tenha realmente começado muito antes, num escritório de advogados em Madrid…

A Rocío regressava a casa, a finais de 2015, depois de assistir a um Congresso “Lo Que De Verdad Importa” que teve lugar em Madrid. Ela tinha presenciado ao vivo o testemunho da Alexia e como ela iniciou a Khanimambo e ficou tão cativada que, assim que entrou pela porta de casa, contou ao Javier, o seu marido, de onde tinha vindo e disse-lhe literalmente que essa conferência tinha “mudado a sua vida” e que estava desejosa de aprender mais e mais sobre a Fundação Khanimambo.

Roscón Solidario para a Fundação Khanimambo

Roscón (Bolo Rei) Solidario organizado pela Rocío e o Javier

Coincidências do destino, o Javier lembrou-se naquele momento que tinha sido ele que, em 2007, na sua firma de advogados, ajudou pessoalmente a Alexia a iniciar os procedimentos para a constituição da sua, ainda por nascer, Associação Khanimambo. Assim que o Javier, de Ashurst, o seu escritório de advogados, ajudou a pôr no papel a semente do que hoje é a Fundação Khanimambo, a mesma organização pela qual a Rocío tanto se apaixonou naquele dia de conversas sobre motivação, auto-desenvolvimento e valores, que é o que se transmite nos congressos de Lo Que De Verdad Importa.

O Javier ligou à Alexia para lhe contar a anedota e algumas horas mais tarde, os três estavam a tomar uma bebida à volta de uma mesa de bar e estavam a falar em profundidade sobre o projecto e a ajuda que as crianças de Moçambique recebiam.

A partir desse momento, a Rocío e o Javier abriram-nos literalmente as portas da sua casa e convidam todos os anos os seus amigos para um Roscón de Reyes (Bolo Rei) Solidario, que se tornou uma das principais acções de financiamento anual levadas a cabo a partir de uma iniciativa 100% privada. E isto é realmente motivo de grande gratidão. Devido ao quanto contribuem para o projecto e porque não envolve qualquer investimento ou esforço extra da nossa parte, para que possamos destinar todo o dinheiro angariado, na sua totalidade, aos objectivos fundacionais.

Assim, depois de ler isto, compreenderão como estamos entusiasmados por os receber na nossa casa, que eles já fizeram sua, visitantes como a Rocío que com grande dedicação e humildade fazem tanto pelas nossas crianças.

A Bea é educadora de infância e a Rocío é chefe de estudos numa escola em Madrid, pelo que, para além de nos visitarem e conhecerem o que fazemos, ambas estiveram envolvidas na análise de como realizamos o Programa de Educação e na elaboração de propostas para o melhorar, com base na sua experiência, e isso também é ouro para nós. Por isso, foi uma estadia muito familiar, alegre, proveitosa e emotiva.

Voltem sempre amigas! Da próxima vez com o Javier :-) Esta é a vossa casa!

Rocío y Bea en la Fundación Khanimambo