Na sexta-feira passada celebrámos o primeiro ano da Humbi Farm com toda a equipa do Centro Munti e da Humbi.

Um ano em que iniciámos o projecto no terreno, pois no papel já estava a ser produzido há algum tempo. Um ano que nos serviu para iniciar uma tarefa titânica, a de converter um terreno seco e ermo, num espaço com vegetação abundante e cultivável.

Foi também um ano de provas e experimentos para descobrir quais os melhores cultivos, no qual aprendemos a preparar fertilizantes, abrimos estradas e acessos a todas as áreas, instalámos energia solar para poder bombear água do poço, plantamos cerca de 4.000 árvores e acolhemos os primeiros animais na nossa quinta.

E hoje parámos um pouco para olhar para trás e para ver o terreno em perspectiva. E à excepção das áreas irrigadas onde cultivamos, ainda parece um pouco seco e as árvores são apenas visíveis pois são pequenas. Mas sabemos onde estão e que dentro de alguns anos o que hoje se vê como uma paisagem invadida pelo sol, vai assemelhar-se a um pequeno bosque com muitas mais sombras onde se refugiar.

As colheitas já estão a trazer valor nutricional ao Centro Munti e esta é a grande notícia, o que destacamos em todo este esforço. Porque este é o objectivo final do projecto, abastecer o Centro Munti, fornecer-lhe recursos para se tornar cada vez mais auto-sustentável.

Muito obrigado a todos os que estais a tornar isto possível. Especialmente às três entidades que apoiam fortemente este projecto: A Fundação Adey, a Fundação Juan Entrecanales de Azcárate e a Fundação Mutua Madrileña, assim como à nossa querida amiga, patrona e vice-presidente de Khanimambo, Tia Lucrecia.

Avançamos juntos no progresso de Moçambique.